
Em tempos de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação vemos, cotidianamente, crianças, profissionais de todas as áreas, inclusive, professores, donas de casa, jovens de todas as tribos, idosos, estudantes de todos os níveis, enfim, todos os grupos de pessoas se comunicando de maneira diferente e usando ferramentas diversas como: orkut, blog, e-mail, videoconferência, lista de discussão, comunidade virtual, etc. Nesse sentido, as funções e papéis desses interlocutores midiáticos também mudam e com o professor não seria diferente. Nesse novo contexto social e escolar no qual há o uso desses recursos tecnológicos esse ator social passa a ser chamado de “Animador da inteligência coletiva”, ou seja, esse profissional da educação não é mais considerado o sabedor de tudo que despejará toda informação, conhecimento dentro da cabeça dos alunos como acontece na forma tradicional de ensino, ele passa a ser um mediador de uma aprendizagem que se constrói de forma colaborativa pelas trocas e discussões entre professores e alunos.
No texto ”O animador da inteligência coletiva no laboratório de informática” Betina apresenta as características desse novo papel em sala de aula, enfatizando que, diferente do pouco tempo da maioria dos professores que tem comprometido seu trabalho, há uma maximização do seu tempo, uma vez que há delegação de responsabilidades aos seus alunos e, por conseguinte, melhoria da autoconfiança e auto-estima dos alunos e melhor aprendizado.
As novas práticas do professor, ou melhor, do animador da inteligência coletiva segundo Betina:
* Apresenta a aula de forma diferente, sobrando tempo para discussão e orientação;
* Não é mais o centro do processo. Todos passam a ser o centro;
* Tem mais tempo para observar o trabalho de seus alunos;
* Todos passam a pesquisar e interagir de forma participativa e produtiva;
* Ajuda nas dificuldades e motiva seus alunos a avançarem.
Cabe ao professor conhecer e optar ou não por uma prática na qual ele possa descentralizar as atividades do processo educativo, partilhando responsabilidades com seus alunos, aprocimando-os cada vez mais do objeto do conhecimento, tornando-os co-responsáveis pela construção de suas aprendizagens de forma mais interativa e auntônoma. Jaiza Helena

Nenhum comentário:
Postar um comentário